313287.1412

  • Cível
  • 06/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 06.04.2020


 

Coronavírus e Seus Impactos no Segmento Empresarial

Considerando o avanço da Covid-19 e mantendo o nosso compromisso em promover suporte aos empresários e organizações em seus aspectos jurídicos legais, a Moisés Freire Advocacia enviará, a partir de agora, boletins informativos com as últimas notícias sobre a pandemia e seus impactos no segmento empresarial.

 


 

AMBIENTAL

Ibama prorroga prazo para entrega dos relatórios do Protocolo de Montreal e de Pneumáticos

A Diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama informou que o prazo para entrega do Relatório Anual de Pneumáticos e do Relatório Anual do Protocolo de Montreal referente a 2020 (ano-base 2019) foi prorrogado até 29 de junho de 2020, medida essa que tem por objetivo atenuar eventuais obstáculos impostos pela pandemia de coronavírus (COVID-19) ao cumprimento das obrigações de cidadãos e empresas junto à Administração Pública. Vale destacar que a prorrogação refere-se exclusivamente aos Relatório Anual de Pneumáticos e ao Relatório Anual de Protocolo de Montreal referente a 2020 (ano-base 2019).

http://www.ibama.gov.br/notas/2185-ibama-prorroga-prazo-para-entrega-dos-relatorios-do-protocolo-de-montreal-e-de-pneumaticos

Ibama prorroga prazo para envio de contribuições ao Termo de Referência modelo para elaboração do Estudos de Impacto Ambiental de complexos eólicos offshore

A Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama informou que foi prorrogado para 30 de abril de 2020 o prazo para envio de sugestões, contribuições e críticas ao Termo de Referência (TR) modelo que orientará a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental de Complexos Eólicos Offshore.

http://www.ibama.gov.br/notas/2179-ibama-prorroga-prazo-para-envio-de-contribuicoes-ao-termo-de-referencia-modelo-para-elaboracao-do-estudos-de-impacto-ambiental-de-complexos-eolicos-offshore

 


 

CÍVEL                                                

O pagamento das mensalidades de instituições de ensino particulares e a Covid-19

Em razão do Decreto do Governador Romeu Zema, diversos estudantes mineiros permanecem em confinamento em casa, cumprindo o período indeterminado da quarentena, medida que se fez necessária diante da pandemia do novo Covid-19 que o Brasil e o mundo estão sofrendo.

Diante desse cenário, pais e alunos estão questionando as instituições de ensino particulares a respeito do pagamento da mensalidade durante o período da quarentena e reivindicam cancelamentos de contratos, descontos e interrupção da cobrança.

O principal embasamento para tais reivindicações é o fato de que as instituições escolares não estão recebendo alunos durante o atual período, o que gera uma significativa economia de gastos. As unidades de ensino adotaram o sistema de ensino à distância, acarretando para tais empresas um corte de gastos aptos a suprir a isenção ou os descontos nas mensalidades.

Desta forma, foi publicada Medida Provisória nº 934/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, suspendendo a obrigatoriedade da quantidade mínima de dias letivos (200 dias) das instituições de ensino, porém mantendo a carga horária total de 800 horas/aulas. Fato que gerou mais questionamentos por parte dos consumidores, tendo em vista que escolas estão liberadas de cumprir as horas/aulas determinadas por lei.

Visto isso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu uma nota técnica comunicando que o pagamento da mensalidade faz parte da obrigação contratual assumida pelos responsáveis e se faz necessária para que os alunos tenham reposição das aulas. Portanto, recomendou que fosse evitado a solicitação de cancelamentos, descontos ou reembolso total ou parcial por parte dos consumidores.

Dessa forma, a recomendação principal é o esgotamento de todas as tentativas de negociação antes do rompimento contratual.

Quanto à educação infantil, na qual o cenário é de paralisação total dos serviços prestados pelas escolas, a recomendação feita pelo promotor de justiça de defesa do consumidor de Belo Horizonte, Paulo de Tarso Morais Filho, é de que as escolas conversem com os pais ou responsáveis para estabelecer uma negociação e apresenta como sugestão viável o pagamento das mensalidades durante o período de suspensão das aulas, que deve ser decotado como forma de desconto nos meses restantes do ano.

Fontes:

https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141349

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2020/04/02/internas_economia,1134895/alunos-devem-pagar-mensalidades-escolares-durante-a-quarentena.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social

https://www.abmes.org.br/arquivos/documentos/SEI_08012.000728_2020_66.pdf.pdf

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2020/04/02/internas_economia,1134895/alunos-devem-pagar-mensalidades-escolares-durante-a-quarentena.shtml

 


 

COMPLIANCE E MEDIDAS DE GOVERNANÇA

A importância dos Planos de Recuperação de Desastres e Contingência na estrutura de Compliance – Pandemia Covid-19

Lidar com desastres e gestão de riscos é parte fundamental de um bom programa de integridade. O ano de 2020 é prova histórica da real necessidade de preparação para catástrofes no meio empresarial. Estruturar um bom Plano de Recuperação de Desastres (PRD) é fundamental na estrutura de governança, também o chamado Plano de Contingência dos Negócios (PCN).

Em síntese, um plano de recuperação de desastre se concentra no que fazer depois que o celeiro queimar. Já o plano de contingência de negócios se concentra no que fazer quando você “cheira a fumaça”.

Mas o que este debate se relaciona com o Compliance? Novamente, a fundação de um bom programa de Compliance precisa definir, antes do Projeto de recuperação, um programa de continuidade das operações (contingencia) e, para tanto, estes planos devem garantir continuidade das operações da empresa. Em fácil linguagem, os planos devem começar quando “você cheira a fumaça”, e não depois que o “caminhão de bombeiros entra em cena”.

Para tanto, o plano começa com uma boa avaliação, definindo em seguida opções de reação e planos de ação que suportem divergências. Como exemplo, podemos tomar uma pequena empresa do ramo de alimentação via delivery e um banco. Ambas as empresas precisam criar um plano capaz de avalizar seus riscos inerentes ao negócio e por exemplo a o nível de tolerância à inatividade.

O banco terá apenas alguns minutos toleráveis em inatividade, já a empresa de alimentação precisa se preocupar com a baixa tolerância de inatividade durante os horários de pico, como por exemplo os horários de almoço e jantar. Em resumo, a avaliação do risco deverá ser personalizada de acordo com o negócio e adaptável às novas direções.

Ter um conjunto sistemático e abrangente de procedimentos e processos que garantam à sua empresa controle e responsabilidade é condição de sobrevida. A precisão dos procedimentos garante que, caso “você cheire a fumaça”, pode tomar a decisão de mudar para um site secundário e manter os mesmos níveis de confidencialidade e integridade, mantendo a disponibilidade usando instalações temporárias. Nos próximos dias voltaremos a falar do tema em sequência aos Boletins Informativos.

 

*O texto acima é uma orientação da equipe de Compliance da Moisés Freire Advocacia.

 


 

DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE

Portaria no 639/2020 do Ministério da Saúde

As medidas tomadas pelo Ministério da Saúde para tentar conter o avanço do COVID-19 em território brasileiro não param, tendo em vista o rápido aumento no número de casos confirmados da doença. O Ministério da Saúde publicou, no dia 02/04/2020, a Portaria no 639/2020, com o objetivo de ampliar o cadastro de profissionais da saúde e, consequentemente, ampliar o número de profissionais que fazem parte da linha de frente do combate ao novo vírus.

A portaria prevê uma ampla abrangência dos profissionais da área da saúde, incluindo além dos médicos e enfermeiros que estão em evidência diariamente, os profissionais da área da psicologia, farmácia, medicina veterinária, odontologia, nutrição educação física e outras, elencadas no art. 1º, § 1º da referida portaria. Todos essenciais para o combate ao Coronavírus.

Sua publicação gerou um grande número de questionamentos por parte dos profissionais da área de saúde, muitos acreditaram ser essa medida uma convocação compulsória desses profissionais pelo governo, o que não é verdade, apesar de nossa Constituição Federal prever a possibilidade de requisição de bens e serviços por parte da Administração Pública em casos excepcionais.

No entanto, é necessário que esses profissionais fiquem atentos, pois o cadastro no sistema é obrigatório, podendo o profissional que se negar a fazer sofrer sanções éticas em seu devido conselho profissional, e, até mesmo consequências penais, conforme determina o art. 330 do Código Penal.

Sendo assim, referida portaria se mostra como uma medida preventiva do Ministério da Saúde, para formar banco de dados dos profissionais da área de saúde, que poderão no futuro serem convocados para atuar na linha de frente ao combate do COVID-19.

Fontes:

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-639-de-31-de-marco-de-2020-250847738

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm

 


 

PÚBLICO

STF nega seguimento a ADPF ajuizada para que autorize o SUS a fazer requisição administrativa de leitos de UTIs de Hospitais Privados

Na última sexta-feira, dia 03/04/2020, o Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 671) ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

ADPF 671 veiculava pedido para que o poder público passe a regular a utilização dos leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs), mesmo na rede privada, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus.

Para o PSOL compete ao Sistema Único de Saúde (SUS) assumir a integralmente a gestão de hospitais e profissionais de saúde públicos e privados, com a finalidade de garantir o acesso igualitário aos serviços por meio de uma fila única de acesso.

Aduz que o art. 5º, XXV da CR/88 prevê que, em caso de perigo público iminente, a propriedade particular pode ser usada por autoridade competente, mediante justa indenização ao proprietário.

Nesse sentido, compete aos entes federativos, nas suas respectivas esferas administrativas, intervir na propriedade privada, para realizar a requisição administrativa, de maneira razoável e proporcional com intuito de concretizar o direito fundamental à saúde, à vida, à igualdade e à dignidade da pessoa humana.

Segundo o Relator, já existem diversas normas que viabilizam a requisição de bens e serviços, e a atuação do judiciário nesse sentido desrespeita o princípio da separação dos Poderes. Dentre a normas citadas elenca-se o art. 23, II da CR/88, a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8088/1990, art. 15, XIII), o Código Civil (art. 1.228, §3º) e a Lei 13.979/2020, que incluiu a requisição administrativa voltada diretamente para o enfrentamento da Covid -19.

O tema requisição administrativa e a Covid-19 já foi analisado de forma detalhada no IV Informativo Jurídico do MF Advocacia, publicado no dia 27/03/2020.

Fonte:

http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=440821&ori=1

 


 

REESTRUTURAÇÃO JURÍDICA

O juízo da 22ª Vara Cível da Comarca de São Paulo acatou pleito de empresa de São Paulo requerendo, liminarmente, a suspensão dos pagamentos das parcelas devidas a título de empréstimo bancário, pelo prazo de 90 (noventa) dias em virtude da pandemia coronavírus.

Em sua petição inicial, a empresa do ramo alimentício pediu o deferimento de liminar para suspender os pagamentos das prestações ajustadas na Cédula de Crédito Bancário, bem como determinar a liberação das garantias dos recebíveis de cartão de crédito por pelo menos 90 dias, determinando ao banco que não efetue cobrança de multa e encargos moratórios nesse período, sob pena de multa diária.

A autora também requereu liminar para determinar que o banco libere a aplicação financeira dada em garantia ao aludido contrato.

O Juízo entendeu pelo deferimento da liminar apenas no tocante à suspensão dos pagamentos, ao fundamento de que o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não houver por eles responsabilizado.

Fonte:

https://www.conjur.com.br/2020-abr-02/covid-19-juiz-suspende-pagamento-divida-bancaria-empresa?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

 


 

TRABALHISTA

Informações importantes sobre a MP 936 de 01/04/2020

  • Caso a empresa já tenha concedido férias individuais ou coletivas ao trabalhador, não pode cancelar as férias para suspender o contrato de trabalho. Deve esperar o término das férias para depois aplicar as medidas previstas na MP 936.
  • Não se aplica aos estagiários a MP 936, porque estagiário não é regido pela CLT, mas por lei específica.
  • A MP 936 pode ser aplicada ao aprendiz, porque aprendiz possui contrato de trabalho.
  • É possível conceder as duas medidas de forma sucessiva, ou seja, concede a redução da jornada inicialmente e depois suspende o contrato de trabalho (ou vice-versa). Todavia, o tempo máximo de redução proporcional da jornada e de salário, ainda que sucessivos, não poderá ultrapassar 90 dias.
  • A medida provisória também se aplica ao trabalhador doméstico.

Esclarecemos, por fim, que o partido Rede Sustentabilidade ajuizou, no STF, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6363 contra a MP 936/2020, na qual se pede a suspensão das regras que autorizam a redução salarial e a suspensão de contratos de trabalho mediante acordo individual. Ainda, não houve decisão do STF.

Fontes:

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-936-de-1-de-abril-de-2020-250711934

http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=440733&ori=1

 


 

TRIBUTÁRIO

RFB Passa a Aceitar Documentos sem Autenticação 

Por meio da Instrução Normativa nº 1.931 de 02 de abril de 2020 a Receita Federal passa a aceitar documentos em cópia simples ou cópia eletrônica, obtida por meio de digitalização, para requisição de serviços perante o órgão. A medida é temporária.

Fonte:

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-1.931-de-2-de-abril-de-2020-250915961

 


 

Equipe responsável:

Ambiental – Leandro Eustáquio de Matos Monteiro

Cível – Isabela Lopes Moreira

Compliance e Medidas de Governança – Ciro Costa Chagas

Direito Médico e da Saúde – Victor Hugo Oliveira

Público – Marjorie Wanderley Cavalcanti

Reestruturação Jurídica – Mateus de Andrade Amaral

Trabalhista – Thaís França Giordano

Tributário – Luísa Teixeira Machado

 


 

Para mais informações, entre em contato conosco.



Conteúdo
relacionado por:

Assunto
Advogado

  • Cível
  • 22/10/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 22.10.2020

Leia mais
  • Cível
  • 20/10/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 20.10.2020

Leia mais
  • Cível
  • 15/10/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 15.10.2020

Leia mais
  • Cível
  • 13/10/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 13.10.2020

Leia mais
  • Cível
  • 08/10/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 08.10.2020

Leia mais
  • Cível
  • 06/10/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 06.10.2020

Leia mais
  • Cível
  • 01/10/20

INFORME JURÍDICO – SETEMBRO DE 2020

Leia mais
  • Cível
  • 01/10/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 01.10.2020

Leia mais
  • Cível
  • 29/09/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 29.09.2020

Leia mais
  • Cível
  • 24/09/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 24.09.2020

Leia mais
  • Cível
  • 22/09/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 22.09.2020

Leia mais
  • Cível
  • 17/09/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 17.09.2020

Leia mais
  • Cível
  • 15/09/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 15.09.2020

Leia mais
  • Cível
  • 10/09/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 10.09.2020

Leia mais
  • Cível
  • 08/09/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 08.09.2020

Leia mais
  • Cível
  • 03/09/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 03.09.2020

Leia mais
  • Cível
  • 01/09/20

INFORME JURÍDICO – AGOSTO DE 2020

Leia mais
  • Cível
  • 01/09/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 01.09.2020

Leia mais
  • Cível
  • 27/08/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 27.08.2020

Leia mais
  • Cível
  • 25/08/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 25.08.2020

Leia mais
  • Cível
  • 20/08/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 20.08.2020

Leia mais
  • Cível
  • 18/08/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 18.08.2020

Leia mais
  • Cível
  • 13/08/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 13.08.2020

Leia mais
  • Cível
  • 11/08/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 11.08.2020

Leia mais
  • Cível
  • 06/08/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 06.08.2020

Leia mais
  • Cível
  • 04/08/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 04.08.2020

Leia mais
  • Cível
  • 30/07/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 30.07.2020

Leia mais
  • Cível
  • 28/07/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 28.07.2020

Leia mais
  • Cível
  • 23/07/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 23.07.2020

Leia mais
  • Cível
  • 21/07/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 21.07.2020

Leia mais
  • Cível
  • 16/07/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 16.07.2020

Leia mais
  • Cível
  • 14/07/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 14.07.2020

Leia mais
  • Cível
  • 09/07/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 09.07.2020

Leia mais
  • Cível
  • 07/07/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 07.07.2020

Leia mais
  • Cível
  • 02/07/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 02.07.2020

Leia mais
  • Cível
  • 30/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 30.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 25/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 25.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 23/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 23.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 19/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 19.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 17/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 17.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 15/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 15.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 12/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 12.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 10/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 10.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 08/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 08.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 05/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 05.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 03/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 03.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 01/06/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 01.06.2020

Leia mais
  • Cível
  • 29/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 29.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 27/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 27.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 25/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 25.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 22/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 20.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 20/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 20.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 18/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 18.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 15/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 15.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 13/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 13.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 11/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 11.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 08/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 08.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 07/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 07.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 06/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 06.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 05/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 05.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 04/05/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 04.05.2020

Leia mais
  • Cível
  • 30/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 30.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 29/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 29.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 28/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 28.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 27/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 27.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 24/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 24.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 23/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 23.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 22/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 22.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 20/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 20.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 17/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 17.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 16/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 16.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 15/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 15.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 14/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 14.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 13/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 13.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 09/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 09.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 08/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 08.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 07/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 07.04.2020

Leia mais
  • Trabalhista
  • 03/04/20

IV BOLETIM INFORMATIVO EXTRAORDINÁRIO - Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda Instituído pela Medida Provisória 936 de 1º De Abril de 2020

Leia mais
  • Cível
  • 03/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 03.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 02/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 02.04.2020

Leia mais
  • Cível
  • 01/04/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 01.04.2020

Leia mais
  • Tributário
  • 31/03/20

III BOLETIM INFORMATIVO EXTRAORDINÁRIO - PORTARIA MF Nº 12/2012 - Para Postergar o Pagamento de Tributos

Leia mais
  • Trabalhista
  • 31/03/20

II BOLETIM INFORMATIVO EXTRAORDINÁRIO - Aplicação da Medida Provisória 927/2020 nos Contratos de Trabalhos de Empregado Doméstico

Leia mais
  • Cível
  • 31/03/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 31.03.2020

Leia mais
  • Cível
  • 30/03/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 30.03.2020

Leia mais
  • Cível
  • 27/03/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 27.03.2020

Leia mais
  • Cível
  • 26/03/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 26.03.2020

Leia mais
  • Trabalhista
  • 25/03/20

BOLETIM INFORMATIVO EXTRAORDINÁRIO - Relações de Emprego e a Covid-19

Leia mais
  • Cível
  • 25/03/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 25.03.2020

Leia mais
  • Cível
  • 24/03/20

BOLETIM INFORMATIVO Coronavírus - 24.03.2020

Leia mais
  • Tributário
  • 04/06/19

INCONSTITUCIONALIDADE DA TAXA DE INCÊNDIO

Leia mais
  • Imobiliário
  • 13/05/19

Atualização programada de certidões

Leia mais
  • 29/11/17

Corte Especial decide que feriado local tem de ser comprovado no ato da interposição do recurso

Leia mais
  • Tributário
  • 29/11/17

Parcele dívidas de Nova Lima e garanta descontos no pagamento

Leia mais
  • Notarial e Registral
  • 23/11/17

Morre Eugênio Klein Dutra, registrador titular do 6º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte

Leia mais
  • Imobiliário
  • 26/10/17

Certidão negativa de dívida não pode ser exigida para registro de imóvel

Leia mais
  • Notarial e Registral
  • 09/10/17

STJ fixa citação em inventário como marco inicial da incidência de aluguéis por fruição exclusiva de imóvel

Leia mais
  • Notarial e Registral
  • 28/09/17

Separação não invalida promessa de doação feita em pacto pré-nupcial

Leia mais
  • Notarial e Registral
  • 13/07/17

Emenda Constitucional que agilizou o divórcio completa 7 anos

Leia mais
  • Tributário
  • 13/07/17

Contribuintes que devem impostos e taxas estaduais já podem aderir ao Plano de Regularização de Créditos Tributários

Leia mais
  • Notarial e Registral
  • Imobiliário
  • 30/06/17

STF suspende aprovação da MP da regularização fundiária pelo Senado

Leia mais
  • Cível
  • 30/06/17

Jorge Moisés e Marjorie Cavalcanti assinam publicação “Advocacia e Ética – Novos Temas”

Leia mais
  • Tributário
  • 30/06/17

Começa prazo para adesão ao novo Refis do Governo Federal

Leia mais
  • Ambiental
  • Arbitragem
  • Bancário
  • Cível
  • Compliance
  • Direito Público
  • Falências e recuperação judicial
  • Imobiliário
  • Internacional
  • M&A - Fusões e Aquisições
  • Minerário
  • Notarial e Registral
  • Recuperação de Créditos
  • Estruturação de empresas
  • Societário
  • Trabalhista
  • Transporte
  • Tributário
  • 30/06/17

Moisés Freire Advocacia comemora 15 anos de mercado

Leia mais
  • Tributário
  • 28/06/17

Começa prazo para adesão ao Programa Especial de Regulariação Tributária (PERT) junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil

Leia mais
  • Imobiliário
  • 24/02/17

Matrículas de imóveis devem trazer dados sobre pendências judiciais

Leia mais
  • 17/01/17

Lei Anticorrupção protege empresas e melhora relação com o setor público

Leia mais
  • Estruturação de empresas
  • 17/01/17

Planejar as finanças no início do ano pode ajudar na retomada dos negócios

Leia mais
  • Imobiliário
  • 13/01/17

Moisés Freire Advocacia e Itaú Unibanco assinam acordo para crédito imobiliário

Leia mais
  • Internacional
  • 26/08/16

Brasileiros têm até o mês de outubro para repatriar recursos do exterior em condições especiais

Leia mais
  • Direito Público
  • 26/08/16

Parcerias público-privadas favorecem retomada de contratações públicas

Leia mais
  • Estruturação de empresas
  • 26/08/16

Reestruturação financeira é a melhor saída para evitar crise

Leia mais
  • Imobiliário
  • Notarial e Registral
  • 25/08/16

Hipoteca firmada por construtora com banco não atinge os compradores dos imóveis

Leia mais
  • Falências e recuperação judicial
  • 18/08/16

Crise dificulta recuperação judicial das empresas

Leia mais
  • 28/07/16

Mandado de Injunção é regulamentado pelo Governo

Leia mais
  • Falências e recuperação judicial
  • Recuperação de Créditos
  • Estruturação de empresas
  • 28/07/16

Recuperação Judicial cresce 97,6% no país

Leia mais
  • Notarial e Registral
  • Tributário
  • 28/07/16

Imposto sobre heranças e doações de bens pode ter aumento de até 27,5%

Leia mais
  • Notarial e Registral
  • 28/07/16

Usucapião extrajudicial facilita o reconhecimento de posse legal de bens

Leia mais